top of page

Aumento da percepção para prevenção de perdas.

Foto do escritor: Clovis RenatoClovis Renato

Prevenção de perdas é um tema muito discutido entre o setor Supermercadista, e deveria mesmo ser, é um calcanhar de Aquiles que afeta muitas vertentes da empresa e uma postura de falta de controle ou mesmo de mensuração desse tema coloca a empresa em cheque quanto sua capacidade de observar fatos e agir perante tais resultados.


Sabemos que ela existe, sabemos que corrói a lucratividade e sabemos que a falta de controle é porta aberta para outras maldades que podem ocorrer nas operações quando pessoas de má índole percebem que não conseguimos dominar tal situação. O que devemos fazer nós já sabemos e agora vamos falar aqui sobre como fazer.


É necessário que tenhamos um grupo de pessoas: Direção; Líderes de Setor; pessoal que abastece Software; Gerentes e responsáveis pelo Depósito (principalmente área de saída de loja) muito envolvidos com todo esse processo. Somente com ações firmes e constantes o problemas de perdas demasiadas será realmente controlado.


Para cada tipo de perda uma solução a ser trabalhada e o conjunto dessa obra é que irá refletir no resultado positivo no aspecto financeiro e moral da empresa, sim no aspecto moral, pois num país de tantas desigualdades onde muitas famílias e crianças passam por dificuldades no que se refere à alimentação não é digno que tenhamos desperdícios que poderiam ser controlados e não são. Chega ser pecado!


Segue alguns tipos de perdas e como atacar o mau pela raiz:


  • Perdas por vencimento – Treinamento de reposição, depósito e compras em volumes mais acertados.


  • Perdas por qualidade dos produtos – Treinamento de equipes e compras mais acertadas. Criar uma equipe de garantia da qualidade.


  • Perdas por imprudência – Cobrança formal dos responsáveis de acordo com normas da empresa.


  • Perdas desconhecidas – Cobrança em nível de Gerência, pois ela tem de identificar onde ocorrem os problemas.


  • Perdas por danos aos produtos – Treinamento em toda cadeia de manipulação e movimentação de produtos.


  • Perdas por inadequação de infraestrutura – Identificar o que gera essas perdas e fazer investimentos precisos em setores que realmente necessitem.


Bem falamos aqui de uma série de problemas que estão ligadas a perdas de produtos, para todas essas perdas existem indicadores de tolerância, pois elas fazem parte do ambiente do Varejo, o que não pode acontecer é não ter o controle absoluto desses eventos que irão mostrar qual nossa maturidade empresarial e nosso poder de reação em ambientes adversos.


Uma última consideração sobre o breve relato sobre perdas é que a diferença entre um resultado positivo ou negativo pode exatamente estar na negligência ou no controle total desse fato que tanto atormenta nossas lojas de Varejo.


Por hoje é só! Grande abraço.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page