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Gestão subjetiva ou orientada. Qual a nossa?

Foto do escritor: Clovis RenatoClovis Renato

Já sabemos que buscar para nossa empresa uma adaptação a um modelo de gestão que garanta que iremos ser bem sucedidos em relação aos nossos negócios e toda cadeia de relacionamentos que ele proporciona, é um passo decisivo rumo ao fortalecimento institucional. Também sabemos que não estamos falando em “comprar” um modelo e tentar nos adaptar a ele.



Uma análise honesta feita sobre nossa própria empresa é o que guiará sobre a decisão de qual modelo de gestão está mais próximo de nossas expectativas e desejos. Tentando sempre levar em conta o que as empresas de sucesso estão fazendo.


Falando no tempo presente, aquilo que está ocorrendo no momento, qual nossa avaliação sobre que tipo de gestão utilizamos em nossa empresa. Um modelo mais Subjetivo de Gestão, aquele que conta muito com a intuição, a experiência vivida, conhecimentos sobre os fatos ocorridos dentro de nossa empresa ou Modelo Orientado, aquele que trabalha com informações de valores e volumes com exatidão usando tecnologia, prezar por procedimentos de operação definidos, utilizar de insights gerados pelo setor para definir seus planos e ter o corpo de colaboradores chaves movidos a aprendizado e conhecimento das coisas.


Duas características de gestão muito diferentes, duas visões sobre o negócio distintas e que atuam no mercado defendendo suas bandeiras e resultados. Não existe aqui o correto e o errado, existem modelos. Se o modelo de gestão independente de qual a característica é atingir objetivos consideráveis e que garantam a sobrevivência e o crescimento da organização, qual problema há nisso? Aqui queremos que nossos pares conheçam um pouco mais sobre todas as vertentes que existem para uma boa gestão.


Algumas características dos modelos, somente características, sem julgar boas ou ruins:


  • Gestão Subjetiva: Precisa confiar muito nas pessoas. Necessita de presença mais constantes junto ao negócio; não pode ficar fechado numa sala; tem que conversar muito com os agentes dos setores (saber das coisas); conhecer os resultados de comercialização e financeiro mesmo que na unha. Ser paciente com o tempo de mudanças de qualquer natureza.


  • Gestão Orientada: Investe em tecnologia, tem poucas pessoas "chave" no seu negócio (que resolvem a "parada"); deixa a empresa funcionar com mais autonomia, tem normas e procedimentos de conduta e comportamento bem enraizado na empresa, age muito fora das paredes da loja; copia sem vergonha do que outras empresas fazem de bom.


Gostei desse assunto, o que devo fazer?


5 passos para cair na real de como é sua gestão:

  1. Nossas lideranças sabem exatamente o que devem fazer, como devem fazer e quando devem fazer. Nós Gestores esclarecemos isso corretamente?

  2. Nossos princípios básicos da lei do comércio, exatidão de custeio de produtos e preço de venda são confiáveis?

  3. No resultado final do processo de vendas, qual nosso nível de confiança no resultado gerado (valor de vendas, CMV, margens de lucro)?.Nível: alta confiança; somente confiança; confiança desconfiada; não confia ou não acredita nos resultados?

  4. Temos condições de avaliação de resultados gerais todos os meses? Como por exemplo: Vendas, compras, custos de operações e resultados líquidos, prejuízos, etc.

  5. O número de funcionários que contribuem inteligentemente para melhorias de nosso processos e aplicar novas alternativas de trabalho superam 5% de todo quadro? ( quant. Funcionários contribuem / total funcionários)*100.

Temas de relevância para nosso setor devem ser discutidos cada vez mais. Temos opções na tomada de decisão.


Por hoje é só! Grande abraço.

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