Um termo muito utilizado hoje nas redes de relacionamento entre empresas e também no varejo é o da inteligência de mercado. É clara a relação feita entre qual o nível de inteligência da empresa perante seu segmento. Quanto mais inteligente a empresa for, melhor serão seus resultados, mais rápidas serão suas decisões, assim como terá uma assertividade muito maior perante seu posicionamento e mudanças de estratégias quando precisar.

Mas por fim, como as empresas se tornam inteligentes? Como iremos mensurar e saber o grau de inteligência de uma empresa em relação a outras de mesmo segmento? É possível entrar nesse novo mundo com a equipe que tenho hoje?
O que é preciso entender e ter absoluta certeza, é que a inteligência das empresas está relacionada diretamente com a inteligência das pessoas que estão envolvidas com as tomadas de decisão do negócio, desde a Diretoria até as pessoas "chave" em cada setor de relevância na empresa. Inteligência de negócios não tem relação com inteligência das pessoas sobre assuntos gerais, é importante saber que estamos falando sobre conhecimentos específicos sobre o negócio, sobre insights e ideias que podem mudar o destino das empresas.
Uma maneira de mensurar o nível de inteligência de mercado que possuímos em nossa instituição, é realmente traçar um paralelo entre quantidade de colaboradores que efetivamente contribuem inteligentemente com nossas atividades em relação a quantidade total de colaboradores. Um exemplo: uma empresa com 150 colaboradores e foram identificados que nesse grupo atual existem 03 pessoas que realmente fazem a diferença, com novas ideias, novas alternativas, dedicação ao tema do setor e são diferenciadas. Matematicamente 3/150 (colaboradores) irão me indicar que do total do corpo de trabalho 2% é de capital intelectual diferenciado. Hoje é importante fazer investimentos em educação corporativa para elevar esse percentual a níveis que irão gerar melhores resultados, no mínimo 5% do meu quadro funcional.
Uma observação: as pessoas desse grupo tem que fazer contribuições relevantes ao negócio, não vale contar com pessoas de inteligência para situações gerais, diplomadas ou que fizeram vários cursos. É importante essa clareza.
Como dito acima, é possível sim extrair um potencial inteligente de nossos grupos de trabalho desde que sejam provocados a isso. A mão de obra mais jovem e engajada gosta de desafios, se sentem valorizadas quando desafiadas a trazer novas visões de negócios, mesmo que não sejam implantadas de imediato, mas só o fato de poder expor suas ideias, já criará um novo ambiente de inovação.
Investir é preciso, é o caminho mais seguro e assertivo para o crescimento orgânico das instituições.
Por hoje é só. Grande abraço.
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