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Foto do escritorClovis Renato

Sucessão no Varejo alimentar, desafio da nova geração.

Como já é sabido, a grande parte de nossos Supermercados são constituídos de empresas familiares, que por muitos motivos e circunstâncias, deixaram alguma atividade mais primária ou se aprimoraram no que já faziam e deram origem ao Varejo contemporâneo.



Esse traço é muito marcante e muito especial, pois em todo ciclo de vida da empresa espera-se que os membros que vem a seguir na perspectiva de sucessão, façam sempre o melhor, consigam prosperar e elevar o nível de perenidade da empresa num ambiente de negócios tão competitivo. A grande questão é identificar, preparar e orientar as novas gerações sobre os próximos passos, como não perder o senso empreendedor, que é audacioso, corajoso e que em muitos momentos, constrói um caminho de sucesso e ao mesmo tempo se proteger de um ambiente tão volátil, competitivo e complexo.


Já vimos inúmeros casos de que essa ascensão da nova geração muitas vezes não está diretamente atrelada a formações acadêmicas, horas e horas vividas dentro da empresa ou mesmo ter apoio de mentores, mestres e outras definições para guias profissionais. Lógico que tudo isso já dito é importante; faz parte de um processo de amadurecimento, mas, será que é mesmo decisivo?


O que realmente acredito que irá fazer a diferença a esses jovens empresários do Varejo é o poder de observação de tudo que está ao redor de seus negócios, ter a concentração para focar naquilo que realmente irá trazer diferencial competitivo e ter muita tenacidade para instituir em vossas empresas políticas, modelos e cultura de trabalhos vencedores.


Alguns fatores deixaram de ser exceções para se tornarem núcleos de convívio básico, como tecnologia: conhecimento tributário; relacionamento extra lojas; formações de time. Muitos outros fatores são importantes, mas é preciso saber como já mencionado, o que irá fazer a diferença?


O primeiro passo para os novos empreendedores e gestores é saberem com precisão quem são suas empresas no cenário global do segmento, como elas estão formatadas, quais pontos fortes e fracos e após isso criar um plano de ordenação e crescimento. Saber calcular investimentos e seus retornos, e ter coragem empresarial de romper paradigmas, de se posicionar e garantir que o crescimento da empresa não pode ser interrompido por detalhes de ego e estagnação. Parece fácil, mas é um árduo desafio.


Esse é somente o início de uma grande jornada, que irá naturalmente fazer a seleção de quem é capaz de trilhar o caminho da prosperidade empresarial. De quem terá necessidade de terceirizar esse processo de crescimento e de demostrar a consciência de dizer: "Isso não é para mim".


Por hoje é só. Grande Abraço.


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