top of page
Foto do escritorClovis Renato

Valor agregado no Varejo, o caminho para o máximo lucro.

No setor do Varejo, é certo dizer que a grande maioria de nossos esforços estão direcionados a operações e decisões que aumentem nosso volume de vendas, a nossa boa imagem perante nossos clientes e também potencializar nossa margem de lucro. Nenhum deles é tarefa fácil, porém quero ressaltar que aumento da massa de margem é um grande desafio, e que temos de nos preparar para essa poderosa estratégia comercial.



Em termos gerais, nós que estamos envolvidos com o Varejo, temos uma percepção global de quais são os indicadores que direcionam nossos negócios, tanto em margens de lucro, custos de operações, médias tributárias, perdas e entre outras. A grande questão é: como potencializar um desses indicadores, no caso margens de lucro, com estratégias inteligentes e que realmente tragam resultados expressivos ao negócio? Sem colocar em risco nossa imagem como empresa competitiva?


Não existe receita de bolo para tal ação, mas será imprescindível que os empresários e gestores tenham em mente algumas circunstâncias que vão elevar nosso padrão de margens e trazer o tão desejado benefício de lucratividade potencializada.


Vamos refletir sobre nossos setores e sua importância e participação na criação desse novo cenário.


Os perecíveis são velhos conhecidos da massa de margem positiva, setores de açougue, padaria & confeitaria, hortifrúti, frios e laticínios, são tradicionalmente utilizados para fazer esse papel de recomposição de margens quando é necessário. Mas se quisermos avançar e conquistar algum diferencial competitivo, devemos mergulhar mais profundamente nesses setores. Seguem algumas possibilidades:


  • Produtos proporcionados, as conhecidas bandejinhas. São um artificio muito utilizado, agrada ao cliente pelas porções melhores distribuídas, assim como exclui a necessidade de enfrentar filas.


  • Mix de Produtos. A possibilidade de comprar uma mistura de produtos já preparadas é outra estratégia vencedora, os famosos kits ganharam força e caíram no gosto dos clientes, onde a praticidade e equilíbrio entre os componentes desses kits se tornam uma ótima escolha, principalmente na redução de desperdício pelo cliente final.


  • Produtos de produção própria. Essa linha de produtos diz muito sobre o estabelecimento e sua capacidade de produzir um portfólio de qualidade e que atenda aos anseios de compra de seus clientes. Quando uma empresa acerta nesse processo que é complexo e desafiador, ele causa nos clientes uma fidelidade e afinidade com nossas linhas de produtos, além de criar uma nova identidade para Loja.


  • Redução de desperdícios e perdas. Sim esse elemento eleva nossa massa de margens, pois reduzindo nossas perdas o resultado final é impacto diretamente, além desse ganho adicional na lucratividade ganhamos uma ótima impressão de nossos clientes, pois eliminar perdas evitáveis são vistas com bons olhos em um mundo com tantas necessidades alimentares.


  • Gerenciamento de Categorias de acordo com as sazonalidades do ano. É preciso aproveitar com mais amplitude todas as variáveis que entendemos como sazonais; desde clima, datas especiais, épocas de elevação da produção, utilizar outas mídias a nosso favor são visões que devem estar aguçadas nos gestores comerciais.


  • Marketing inteligente. Não basta postar nas redes sociais, tem que estruturar nossas campanhas de acordo com nossos objetivos de resultados, se os objetivos são o aumento de margens, devemos utilizar nossas mídias como um verdadeiro catalogo de produtos aos clientes, fortalecendo e salientando toda linha de produtos que ajudarão a aumentar nossa massa de margens.


  • É certo que existem inúmeras alternativas para essas ações além dessas descritas aqui neste artigo, o importante é nos colocarmos a pensar em como utilizar nosso capital de conhecimento sobre o nosso setor em favor a nossos resultados.


Por hoje é só. Grande abraço.

2 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page