top of page

A importância da Classificação Mercadológica.

Foto do escritor: Clovis RenatoClovis Renato

É imprescindível saber que em nosso ramo de atuação, o Varejo alimentar, que tudo que nos predispomos a fazer está em torno do produto. Nossas estruturas estão montadas para a acomodação e exposição de produtos, temos pessoas para organizar, manipular e vender esses produtos, todos nossos controles são elaborados para gestão dos produtos. Nossos clientes dão preferência a nossa empresa por “n” fatores, mas o principal é o produto. Sendo assim, devemos ser experts em gestão de produtos.



Quando o Varejo não está atento a esta importante percepção sobre o produto ela pode se colocar em risco de não conseguir alcançar os melhores resultados que seus Supermercados podem proporcionar, seja ele por ineficiência em vendas ou ineficiência nas tratativas com o produto físico em si, aumentando perdas e desperdícios o que no final das contas corrói nosso lucro.


Em contrapartida a isso, empresas que compreendem a importância da gestão do produto e possuem em toda sua estrutura funcional uma compreensão coletiva de que esse assunto é essencial para o melhor desempenho de nossas atividades, muita coisa positiva pode acontecer em relação ao nosso desempenho. Existe uma série de benefícios que podem e devem ser colhidos quando nossos esforços estão direcionados para essa questão, sejam benefícios primários e que já deveriam ser colhidos pela gestão madura do varejo, mas também benefícios de gestão avançada, onde somente uma porção das empresas estão agindo pois rompeu a barreira do conhecimento comum e tem se dedicado com mais profundidade em relação a todo ecossistema do produto em nossa instituição.


Entendido isso, o que fazer?


Elementar, meu caros. Estudar sobre o assunto, buscar as referências de nosso setor que estão discutindo o assunto, tirar as revistas dos “saquinhos” e buscar as informações disponíveis e muitas vezes desprezadas. É muito inteligente que os gestores tomem essa consciência e que construam dentro de sua empresa mecanismos de educação corporativa que leve todas as pessoas envolvidas com produtos e terem um entendimento diferente sobre o mesmo, que é o astro principal de nosso negócio. Fazendo isso, cria-se a condição ideal para mudarmos o mindset sobre a gestão eficiente do produto, que pode trazer aquele benefício adicional que tanto queremos.



Por hoje é só. Grande Abraço.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page