“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”, famosa frase da história de Alice no país das maravilhas.
É sobre isso que vamos trocar uma ideia aqui nesse texto. Saber como foi, avaliar o impacto disso e traçar planos para o futuro próximo e o futuro que está mais distante.
Toda empresa que busca crescer, fortalecer sua estrutura institucional e demarcar território em seu campo de atuação deve ter um modelo de gestão, sim um modelo que serve de guia, de orientador não somente para os empresários, mas sim para toda organização, seja em níveis estratégicos, táticos ou operacionais.
O modelo de gestão é um descritivo de como é o modus operandi de uma organização, quais as referências de desempenho que ela busca, quais os princípios da personalidade empresarial, um verdadeiro referencial teórico e prático para que nada fuja do controle sem que ninguém perceba e quando vai ver, já foi.
Existem muitos e muitas referências sobre esses modelos, a grande sacada é que para que isso funcione de uma maneira bastante eficiente esse modelo deve ser forjado de acordo com as necessidades, demandas e anseios de cada organização ou segmento de negócio.
Não dá pra usar um modelo de negócios de uma indústria para um comércio, está certo que muitos desses princípios, métodos e ferramentas podem ser compartilhados entre empresas de porte e segmentação diferentes, mas chega certa hora que é preciso fazer um detalhamento mais profundo, observar cada variável única de negócios e ter a compreensão e discernimento em dizer, isso é bom pra gente.
Bora falar sobre algumas vantagens de ter, seguir e usufruir de um modelo de negócios, e preferência vitoriosa.
Irá facilitar e muito a avaliação de desempenho e elaboração de planos para atender as demandas de resultados necessárias.
Criará um senso comum entre a missão, visão e valores daquela instituição, pois é o guia referencial de personalidade institucional.
Facilitará a tomada de decisão e o alinhamento de expectativas entre as partes, pois os objetivos comuns estão evidentes.
Gera um sentimento de pertencimento de todo o time em função de mesmos objetivos e desejos, pois o modelo é criado para levar a empresa a atingir níveis de sucesso em suas empreitadas.
Pode ser substituído caso não atenda as necessidades que levam o negócio à prosperidade.
É claro que existem muitas outras características, finalidades e funcionalidades para utilização e adoção de um bom modelo de gestão para nossas empresas, pois no final todos desejam a mesma coisa:
Manter as portas do negócio abertas.
Conseguir o tão desejado lucro.
Se colocar em posição favorável ao crescimento.
Não matar ninguém de desgosto, desânimo e aflição pelo meio do caminho.
Empresa que deseja prosperar, deve ter disciplina, deve ter ousadia, deve ter pessoas que compram a briga do negócio em favor de benefícios coletivos e devem ter um modelo de gestão vencedor na mesa de todo Gestor.
Grande abraço.
Eu Sou Varejo, seja você também.
Comments