Primeiro é importante dizer que minha real impressão é de que o apoio às empresas por meio de agentes de suporte, que são as empresas de consultoria, são uma realidade, e veio para ficar.
Isso é um fator determinante para o futuro das empresas que estão com sua atenção e suas energias voltadas às tendências e realidades de um novo momento vivido pelo setor empresarial, seja de qualquer esfera. Aqui falando sobre o Varejo é fato de que o modus operandi do nosso setor mudou muito nos últimos anos, e ainda vai mudar muito, os que melhor irão colher os resultados são aqueles que estão dispostos a aprender coisas novas e se apropriar de educação corporativa e outros benefícios que outros agentes podem trazer para dentro de uma organização.
A grande questão é de como tirar proveito desse ativo intelectual e realmente fazer os melhores investimentos para a empresa utilizando a expertise e experiência de outras pessoas e empresas.
Alguns pontos de atenção devem ser observados, e depois de se encontrar dentro das nossas próprias realidades, é se lançar com energia e muito empenho nesse novo momento. Não ser iludidos pelo modismo, é desafiador não embarcar na onda do modismo, geralmente as pessoas têm muita tendência de seguir os passos de empresas referência e que sempre saem na frente na busca de novas alternativas aos negócios, o problema é que nem sempre as empresas têm as mesmas necessidades, os mesmos gargalos e os mesmos problemas.
Selecionar o profissional “consultor” ou empresa de consultoria que mais irá ter integração com a empresa clientes, é importante saber exatamente quem somos como empresa, como é nosso modo de operar, qual a nossa inteligência de negócios e capacidade de ação, para encontrar o prestador de serviços que mais irá se integrar com esse modelo de gestão. Lembrando que estamos contratando pessoas e empresas que saibam mais do que sabemos atualmente sobre o nosso negócio.
Identificar um bom plano de ação, saber que os planos estratégicos devem ser elaborados e estruturados de acordo com o escopo de projeto individual de cada empresa clientes é determinante para não contratarmos um projeto genérico, que serve para todas as empresas mas não seja o ideal para a nossa empresa.
Saber reconhecer se o projeto está indo bem ou não está rodando, é preciso ter uma grande percepção se o projeto contratado está seguindo o plano traçado “sempre positivo” e se algum fator, pessoas ou qualquer outra força está agindo e não deixa o projeto rodar e consequentemente não atingir seus objetivos iniciais.
Ter coragem, tanto para reconhecer os bons resultados e fazer aditivos no projeto que está gerando resultados e crescimento, tanto como interromper os projetos que não estão atendendo as necessidades e desafios propostos.
Esses são alguns fatores para pensarmos um pouco sobre esse momento muito virtuoso que estamos vivenciando. Ter acesso ao conhecimento, desfrutar com sabedoria do poder que outras pessoas podem trazer às nossas empresas é muito inteligente. Sem dizer que as empresas que almejam o sucesso já estão surfando nessa onda e com muita maestria.
Nunca houve uma oportunidade tão grande de saber mais sobre tudo, até mesmo naquilo que somos bons, o advento da internet e comunicação interativa, academias e universidades formando muitos profissionais bons e o sentimento de que consultoria empresarial não é coisa de empresa que está quebrando, e sim de empresa que está crescendo.
Por hoje é só. Grande Abraço.
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