É improvável que tenhamos hoje em todo segmento (formato e tamanho) de varejo, empresas que não estejam de alguma forma ligadas ao tema Marketing. A grande questão é se as empresas compreendem realmente quais os objetivos do Marketing; se têm predisposição de mergulhar um pouco mais fundo nesse assunto que é gerador de resultados ou se somente seguem uma linha padrão, ditadas por alguém ou outras empresas, que podem em muitas vezes não levar a lugar algum.
Acredito firmemente que muitas pessoas confundem o real objetivo do Marketing. Entendo que ele é uma maneira de expor de forma visual, sensorial, sonora e audível um produto ou serviço. Mas será que é isso mesmo?
Confira a minha visão do que acredito ser Marketing: É o estudo constante das novas necessidades e mudanças de comportamento e desejo de consumo dos clientes, para que possamos atender da melhor forma as atuais demandas. Sobre essa ótica colocada gostaria de compartilhar com os leitores uma visão sobre o marketing criativo dentro do Varejo, que não está ligado a novos modos de apresentar produtos e serviços, mas sim, utilizar dessa criatividade como um diferencial competitivo e impulsionador de resultados positivos, com as diversas necessidades que cada empresa possuí.
No momento em que nós entendemos efetivamente quais são as demandas reais dos consumidores de nosso segmento teremos uma melhor condição de direcionar ações, campanhas e peças publicitárias que atingem em cheio pontos que são detalhados no planejamento estratégico. Quando se olha com mais profundidade no universo do consumo conseguimos entender e visualizar que o consumo em si nem está tão ligado a produtos, mas sim nas sensações e benefícios subjetivos que eles podem nos proporcionar.
Então, vamos fazer algumas analogias:
Pensemos que clientes em vez de preço baixo buscam oportunidades de econômica financeira; que em no lugar de produtos que são líderes em vendas buscam a segurança de qualidade; que em vez de grifes buscam exclusividades de consumo; que em vez de volume buscam segurança. Quando a empresa Varejista se encaixa nessas novas visões em seu plano de Marketing ela consegue criar ambientes e propostas que atinjam essas expectativas e conseguem, dessa maneira elevar a tão falada experiencia de consumo, ganhando de vez o carisma e fidelidade de seus clientes.
Por outro lado, o Marketing criativo também é uma arma poderosa nas articulações comerciais. Sabemos que é muito fácil e nem é preciso realmente fazer marketing de um conjunto de produtos, aqueles que se “vendem sozinhos", porém, nós que estamos no Varejo sabemos que temos de buscar diversificar nossas vendas por vários motivos, como por exemplo dar vasão a estoques, garantir margens de lucro robustas, fortalecer parcerias com fornecedores, entre outras. Dito isso fica fácil entender que temos de utilizar de muita criatividade para “ajudar” produtos a terem uma competitividade e escala, que sozinhos não tem essa capacidade toda de movimentação comercial.
Esse assunto, que tanto me agrada é um dos temas que devem estar presentes em todo planejamento estratégico e deve ser considerado de alto valor quando falamos de novos modelos de gestão para o Varejo, modelos estes que levam doses de inovação, ousadia e empreendedorismo moderno não somente para as pautas de reunião, mas para os planos de ação.
E então? Vamos ser mais criativos?
Por hoje é só. Grande Abraço.
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